
Reprodução da reportagem do Portal EESC/USP: https://eesc.usp.br/noticias/comunicados_s.php?guid=curso-modelagem-de-sistemas-soft-ssm-esta-disponivel-na-plataforma-coursera&termid=todos
A formação é voltada para alunos e profissionais interessados em modelagem interpretativa, direcionada para compreender um problema de natureza administrativa e propor ações de melhoria.
Está disponível gratuitamente na plataforma Coursera o curso Modelagem de sistemas soft (SSM), ministrado pelos docentes Fábio Müller Guerrini e Renato Vairo Belhot, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.
A modelagem de sistemas soft oferece uma forma de raciocinar baseada em um ciclo de aprendizado sobre o problema, que prevê sete passos que se organizam entre o mundo real e o pensamento sistêmico: iniciando no mundo real, identifica-se a situação problemática (normalmente desestruturada) e formula-se a situação problemática expressa (aquela que se pensa existir).
Passando do mundo real ao pensamento sistêmico, identificam-se as definições-chave e elabora-se o modelo conceitual. Retornando ao mundo real, compara-se o modelo conceitual com a situação problemática expressa, identificam-se as mudanças possíveis e desejáveis e, por fim, propõem-se ações para a melhoria da situação problemática expressa.
Este curso é direcionado para alunos de cursos de graduação em Engenharia de Produção, Administração e Sistemas de Informação e profissionais interessados em aprender modelagem interpretativa, direcionada para compreender um problema de natureza administrativa e propor ações de melhoria.
Acesse o curso neste link.