O Projeto Integrado de Melhoria foi iniciado em 2014, com um esforço conjunto entre a Comissão Coordenadora do Curso e o Departamento para aproximar o ensino de engenharia à prática, viabilizar uma experiência real de aplicação do conhecimento de EP e impactar a sociedade local e regional por meio da solução de problemas reais. Aplica-se metodologias ativas de aprendizagem, integrando diferentes disciplinas com a utilização do método de Aprendizagem Baseado em Projetos (Project Based Learning – PBL).
Os parceiros, membros e organizações pertencentes à comunidade externa da USP, atuam ativamente como parte da equipe de projeto. Comunidade, professores e estudantes aprendem sore o problema e geram soluções prontas para serem utilizadas, com dois grandes diferenciais:
+55 (16) 3373-9425
departamento.producao@eesc.usp.br
Seja o nosso próximo parceiro desenvolvendo soluções para os problemas de sua organização com nossos alunos.
O Projeto Integrado é uma iniciativa maravilhosa. Poder fazer parte como parceiro gerou satisfação como cidadão e como profissional. Como profissional, poder contribuir na formação desses Engenheiros e receber um trabalho muito bem estruturado.
Marcel Garcia Formado em Engenharia Elétrica pela EESC-USP Coordenador Sr. de Suporte Operacional LATAM AIRLINES GROUP.
A qualidade dos resultados apresentados pelas equipes de estudantes indica a força da proposta pedagógica do curso.
Vilma Alves de Oliveira Professora Titular do Departamento de Engenharia Elétrica EESC-USP Presidente da Comissão de Graduação da EESC-USP
Situações problema em gestão de operações, como: melhoria operacional, produção sustentável e circular, medição de desempenho, qualidade, gestão de demanda, programação da produção, leiaute, melhoria de serviços, melhoria em sistemas de informação, otimização de processos e simulação.
O parceiro pode apresentar qualquer tema, desde que relacionado e extensíveis às disciplinas temáticas. Cada parceiro pode apresentar um ou mais situações problema.
Os objetivos são elaborados em comum acordo entre a organizações parceira e a equipe de alunos. A definição inicia com um Termo de Abertura de Projeto, construído especificamente para atender, concomitantemente, os problemas da organização e os objetivos de aprendizagem dos alunos. À partir dele, os integrantes das equipes são escolhidos e dá-se início ao desenvolvimento do projeto, ao longo do semestre letivo.
Por meio de uma metodologia especificamente desenhada e que compreende os seguintes passos:
• Compreender o desafio
• Descrever os problemas
• Identificar um escopo
• Análise e caracterização do problema
• Identificar oportunidades
• Identificar ou propor soluções
Sétimo Período Ideal | Créd. Aula | Créd. Trab. | Carga horária |
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SEP0174 – Gestão de Programas e Projetos | 2 | 0 | 30 |
SEP0202 – Lay-Out e Produtividade | 2 | 0 | 30 |
SEP0605 - Automação da Produção | 2 | 0 | 30 |
SEP0506 – Sistemas de Apoio à Decisão | 2 | 0 | 30 |
SEP0606 - Sustent. e Gestão Ambiental em Organizações | 2 | 0 | 30 |
SEP0701 – Gestão da Qualidade | 2 | 0 | 30 |
Total por disciplinas temáticas | 180 |
Os temas são descritos na forma de desafios de inovação, preparados em conjunto entre docentes e organizações parceira, conforme um problema que é identificado junto aos parceiros: entidades da sociedade civil, instituições públicas, ongs, como escolas, prefeituras, bombeiro, hospitais, ongs e outros. Trabalha-se com um desafio único para todas as equipes de alunos e que envolve, necessariamente, a proposição de um produto ou sistema produto-serviço, acompanhado de um modelo de negócio e projeto de criação de uma empresa que possa oferecer a proposta de valor descrita. Cada equipe elabora a sua proposta que é avaliada ao longo do semestre pelos parceiros. Ao final é apresentada para a comunidade.
Desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, sustentáveis, acompanhados de um modelo de negócio circular, à partir de conhecimentos e técnicas advindos das disciplinas do curso de Engenharia de Produção, em especial as do oitavo período.
• Compreender o desafio
• Propor possibilidades
• Realizar ações de ambientação e reconhecimento dos problemas relacionados ao desafio, in loco.
• Identificar dores, necessidades e requisitos dos parceiros
• Identificar tecnologias
• Propor concepções alternativas de produtos e serviços que solucionem o problema
• Prot
• Detalhar a proposta
• Apresentar a proposta e validar com parceiros
Sétimo Período Ideal | Créd. Aula | Créd. Trab. | Carga horária |
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SEP0152 - Processo de Desenv de Produto | 2 | 0 | 60 |
SEP0493 - Ergonomia | 2 | 0 | 30 |
SEP0571 - Projetos de Investimento | 3 | 0 | 45 |
SEP0600 – Engenharia do Ciclo de Vida | 2 | 0 | 30 |
Total por disciplinas temáticas | 165 |
A disciplina SEP0628 faz parte do conjunto de disciplinas curriculares de extensão. As atividades nela realizadas somam créditos de atividades curriculares de extensão para os alunos da EESC que participam da disciplina.
Os alunos aprovados somam 240 horas de atividades de extensão.
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