Projeto Integrado

O Projeto Integrado de Melhoria foi iniciado em 2014, com um esforço conjunto entre a Comissão Coordenadora do Curso e o Departamento para aproximar o ensino de engenharia à prática, viabilizar uma experiência real de aplicação do conhecimento de EP e impactar a sociedade local e regional por meio da solução de problemas reais. Aplica-se metodologias ativas de aprendizagem, integrando diferentes disciplinas com a utilização do método de Aprendizagem Baseado em Projetos (Project Based Learning – PBL).

Contato

+55 (16) 3373-9425

departamento.producao@eesc.usp.br

Você pode participar!

Seja o nosso próximo parceiro desenvolvendo soluções para os problemas de sua organização com nossos alunos.

O Projeto Integrado é uma iniciativa maravilhosa. Poder fazer parte como parceiro gerou satisfação como cidadão e como profissional. Como profissional, poder contribuir na formação desses Engenheiros e receber um trabalho muito bem estruturado.

Marcel Garcia Formado em Engenharia Elétrica pela EESC-USP Coordenador Sr. de Suporte Operacional LATAM AIRLINES GROUP.

A qualidade dos resultados apresentados pelas equipes de estudantes indica a força da proposta pedagógica do curso.

Vilma Alves de Oliveira Professora Titular do Departamento de Engenharia Elétrica EESC-USP Presidente da Comissão de Graduação da EESC-USP

Semestre 1 - Projeto integrado de melhoria

Quais são os temas dos Projetos?

Situações problema em gestão de operações, como: melhoria operacional, produção sustentável e circular, medição de desempenho, qualidade, gestão de demanda, programação da produção, leiaute, melhoria de serviços, melhoria em sistemas de informação, otimização de processos e simulação.
O parceiro pode apresentar qualquer tema, desde que relacionado e extensíveis às disciplinas temáticas. Cada parceiro pode apresentar um ou mais situações problema.

Quanto aos objetivos?

Os objetivos são elaborados em comum acordo entre a organizações parceira e a equipe de alunos. A definição inicia com um Termo de Abertura de Projeto, construído especificamente para atender, concomitantemente, os problemas da organização e os objetivos de aprendizagem dos alunos. À partir dele, os integrantes das equipes são escolhidos e dá-se início ao desenvolvimento do projeto, ao longo do semestre letivo.

Como serão tratados os problemas?

Por meio de uma metodologia especificamente desenhada e que compreende os seguintes passos: • Compreender o desafio
• Descrever os problemas
• Identificar um escopo
• Análise e caracterização do problema
• Identificar oportunidades
• Identificar ou propor soluções

Disciplina coordenadora
  • SEP0625 Projeto Integrado de Melhoria
Disciplinas temáticas
  • SEP0174 Gestão de Programas e Projetos
  • SEP0202 Lay-Out e Produtividade
  • SEP0605 Automação da Produção
  • SEP0701 Gestão da Qualidade
  • SEP0506 Sistemas de Apoio à Decisão
  • SEP0606 Sustentabilidade e Gestão Ambiental em Organizações
Sétimo Período IdealCréd. AulaCréd. Trab.Carga horária
SEP0174 – Gestão de Programas e Projetos2030
SEP0202 – Lay-Out e Produtividade2030
SEP0605 - Automação da Produção2030
SEP0506 – Sistemas de Apoio à Decisão2030
SEP0606 - Sustent. e Gestão Ambiental em Organizações2030
SEP0701 – Gestão da Qualidade2030
Total por disciplinas temáticas180

Semestre 2 - Projeto integrado de inovação

Que temas abrangem os projetos de inovação?

Os temas são descritos na forma de desafios de inovação, preparados em conjunto entre docentes e organizações parceira, conforme um problema que é identificado junto aos parceiros: entidades da sociedade civil, instituições públicas, ongs, como escolas, prefeituras, bombeiro, hospitais, ongs e outros. Trabalha-se com um desafio único para todas as equipes de alunos e que envolve, necessariamente, a proposição de um produto ou sistema produto-serviço, acompanhado de um modelo de negócio e projeto de criação de uma empresa que possa oferecer a proposta de valor descrita. Cada equipe elabora a sua proposta que é avaliada ao longo do semestre pelos parceiros. Ao final é apresentada para a comunidade.

Quanto aos objetivos?

Desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, sustentáveis, acompanhados de um modelo de negócio circular, à partir de conhecimentos e técnicas advindos das disciplinas do curso de Engenharia de Produção, em especial as do oitavo período.

Como serão tratados os problemas?

• Compreender o desafio
• Propor possibilidades
• Realizar ações de ambientação e reconhecimento dos problemas relacionados ao desafio, in loco.
• Identificar dores, necessidades e requisitos dos parceiros
• Identificar tecnologias
• Propor concepções alternativas de produtos e serviços que solucionem o problema
• Prot
• Detalhar a proposta
• Apresentar a proposta e validar com parceiros

Disciplina coordenadora
  • SEP0628 Projeto Integrado de Inovação
Disciplinas temáticas
  • SEP0152 Processo de Desenvolvimento de Produto
  • SEP0493 Ergonomia
  • SEP0571 Projetos de Investimento
  • SEP0600 Engenharia do Ciclo de Vida
Sétimo Período IdealCréd. AulaCréd. Trab.Carga horária
SEP0152 - Processo de Desenv de Produto2060
SEP0493 - Ergonomia2030
SEP0571 - Projetos de Investimento3045
SEP0600 – Engenharia do Ciclo de Vida2030
Total por disciplinas temáticas165

A disciplina SEP0628 faz parte do conjunto de disciplinas curriculares de extensão. As atividades nela realizadas somam créditos de atividades curriculares de extensão para os alunos da EESC que participam da disciplina.

Os alunos aprovados somam 240 horas de atividades de extensão.