Sobre

Prof. Dr. Luiz Ricardo Kabbach de Castro é professor doutor e coordenador do Grupo de Excelência em Empresas Familiares no Departamento de Engenharia de Produção da EESC-USP. É Doutor e Mestre em Economia de Empresas pela Universidad Autónoma de Barcelona, obtendo grau distinção e louvor por sua tese de doutorado, relativa à área de governança corporativa comparada. É Meste e Engenheiro de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, e bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos. Atualmente, é professor dos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo; e professor Visitante da Universidade de Navarra, Espanha, onde leciona disciplinas de princípios de Estratégia e Gestão de Empresas Familiares. Também leciona o curso de Estratégia Global, na Universidade de Adelaide, Australia. Recebeu o prêmio de melhor artigo do Encontro Anual do “Academy of International Business – Latin American Chapter 2013”, e o prêmio “FEF” 2011 de melhor artigo acadêmico da Fundação de Estudos Financeiros da Espanha, Madrid. Foi finalista dos prêmios “Best Paper Award” ICGS 2019, “Temple/AIB Paper Award 2016” no Encontro Anual do AIB em New Orleans, EUA; ?GWU-CIBER Emerging Markets Award? no Encontro Anual do ?Academy of Management 2011?, San Antonio, EUA; ?Robert H. Schaffer Award? para o melhor artigo em Gestão Internacional Aplicada no Encontro Anual do ?Academy of Management 2011?, San Antonio, EUA; e, do prêmio de melhor artigo em Teoria em Estratégia e Negócios Internacionais da Divisão de Gestão Internacional do Encontro Anual do ?Academy of Management 2011?, San Antonio, EUA. Apresenta seus trabalhos acadêmicos nos principais congressos nacionais e internacionais de sua área de pesquisa como, por exemplo: Academy of Management , Academy of International Business, Encontro Brasileiro de Finanças, Strategic Management Society, entre outros. Co-autor dos livros ?Handbook of Corporate Governance,? editado pela Oxford University Press, ?SAGE Handbook of Corporate Governance,? editado pela Sage Publications, e ?Capitalisms and Capitalism in the 21st Century,? editado pela Oxford University Press, e ?Gestão da Estratégia: Experiências e Lições de Empresas Brasileiras,? editado pela Elsevier. Atuou como consultor em empresas multinacionais de consultoria como Arthur Andersen, Symnetics, e Capgemini, desenvolvendo projetos relacionados à reestruturação estratégica, e de processos, execução da estratégia e gestão de projetos.