Sobre

Possui Graduação em Engenharia Mecânica (1982), Doutorado (1988) e Livre Docência (1992) em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo – Escola de Engenharia de São Carlos e Pós Doutorado pela University of California – Berkeley (1994). Foi Diretor Presidente do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo de 2008 a 2012. Foi também co-fundador e primeiro Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – EMBRAPII. Hoje é Vice-Presidente da Academia Brasileira de Ciências e Professor Titular da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. É membro do corpo editorial dos periódicos: Annals of CIRP e Machining Science and Technology. É Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e Fellow da International Academy for Production Engineering – CIRP. Orientou 30 dissertações de Mestrado e 18 teses de Doutorado. Tem cerca de 250 trabalhos publicados em periódicos, congressos, revistas e jornais e 5 patentes no INPI. Foi condecorado com a Comenda (2007) e a Grã-Cruz (2010) da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República do Brasil. Recebeu o Prêmio FCW – Ciência e Cultura na Categoria Ciência Aplicada da Fundação Conrado Wessel (2010); recebeu o Prêmio Anísio Teixeira por contribuição à educação e pesquisa (2011) ; o Prêmio Personalidade da Tecnologia do Sindicato dos Engenheiros de SP (2001) e o SAP Americas Innovation Award (2000). Atualmente participa dos Conselhos de Administração e de Orientação do IPT, do Conselho Superior da Fapesp, do Conselho Consultivo do Harvard David Rockefeller Center for Latim American Studies, do Instituto Nacional de Tecnologia – INT e do Conselho Deliberativo do INSPER. Acaba de publicar mundialmente o livro: Sustainability Performance Evaluation of Renewable Energy Sources: The Case of Brazil, em coautoria com Tatiana Trindade pela editora Springer (http://www.springer.com/us/book/9783319776064). João Fernando é também membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia da Presidência da República.