Iniciativa do Departamento de Engenharia de Produção e do Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA) conecta tecnologia, saúde e comunidade
A fachada do Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA) do Departamento de Engenharia de Produção (SEP-EESC-USP), ganha novas cores neste mês em apoio às campanhas nacionais de conscientização sobre a importância dos exames preventivos de câncer, com o objetivo de integrar ciência, tecnologia e responsabilidade social.
O sistema de iluminação, instalado e programado por integrantes do NUMA, utiliza tecnologia de controle automatizado para alterar as cores das luzes conforme o calendário das campanhas de saúde, como o Outubro Rosa (prevenção do câncer de mama) e o Novembro Azul (prevenção do câncer de próstata).
Além de demonstrar o potencial da engenharia aplicada à interação com a comunidade, a ação reforça o papel da universidade como agente de conscientização social. “Queremos que a EESC também se comunique com a população de São Carlos e região, transmitindo mensagens de cuidado e prevenção por meio da tecnologia”, destacou um dos coordenadores da iniciativa.
As luzes, visíveis do entorno do campus, permanecerão ativas durante todo o período das campanhas. A proposta é que a iluminação temática se torne uma ação permanente, acompanhando outras causas de relevância pública ao longo do ano.

