t: +55 16 3373-8126
logo



PR003-Gerenciar admissão de alunos estrangeiros

  • 1. Aluno regular estrangeiro com bolsa PEC-PG

    1.1 Solicitar carta de aceitação
    Responsável: candidato
    Descrição: O candidato estrangeiro que deseja concorrer à bolsa do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) deverá entrar em contato com o(s) professor(es) da linha de pesquisa de seu interesse para obter uma aceitação prévia (condicionada à aprovação no PEC-PG). O candidato deverá apresentar a proposta de pesquisa e currículo, além de outros critérios definidos pelo possível orientador para avaliação e aceitação prévia do candidato.

    1.2 Elaborar carta de aceitação
    Responsável: secretaria
    Referência: PA026_carta_aceite_PEC_PG
    Descrição: Caso o candidato seja aceito previamente pelo potencial orientador, a secretaria deverá elaborar carta de aceitação, seguindo o PA026 e coletar assinatura do coordenador do programa.

    1.3 Enviar carta de aceitação ao candidato
    Responsável: secretaria
    Descrição: A secretaria deverá enviar a carta de aceitação para o candidato, o quanto antes, via correio. Para obter o endereço do candidato, será necessário contatá-lo.

    1.4 Inscrever-se no PEC-PG
    Responsável: interessado
    Referência: www.cnpq.br;
    www.capes.gov.br
    Descrição: O interessado deverá acessar o site do CNPQ ou da CAPES e efetuar a inscrição no PEC-PG seguindo as instruções dos sites e dos respectivos editais.

    1.5 Realizar matrícula do Programa
    Responsável: interessado
    Descrição: Caso seja contemplado com a bolsa PEC-PG, o candidato deverá apresentar, por ocasião da matrícula, carta de apresentação emitida em seu nome pela Missão diplomática brasileira em que se inscreveu para o PEC-PG e o Termo de Compromisso de Bolsista Estrangeiro no Brasil preenchido e assinado.

    2. Aluno regular estrangeiro (sem bolsa PEC-PG)

    2.1 Inscrever-se no processo seletivo
    Responsável: candidato
    Referência: http://prod.eesc.usp.br/pg/como-entrar-no-programa/inscricao-no-brasil
    Descrição: O candidato deve inscrever-se no processo seletivo de pós-graduação, como os candidatos brasileiros, descrito no site da pós-graduação > ingresso > inscrição no Brasil.

     2.2 Participar do processo seletivo
    Responsável: candidato
    Descrição: O candidato estrangeiro tem opção de participar do processo seletivo à distância, sendo que a IES brasileira deve contatar um professor de universidade, no país do candidato, e solicitar colaboração no sentido de aplicação da prova na IES estrangeira.

    2.3 Providenciar visto
    Responsável: candidato
    Descrição: Para o candidato estrangeiro estudar no Brasil será preciso visto de estudante, para isso deve-se entrar em contato com o consulado brasileiro mais próximo e fazer o requerimento.

    2.4 Efetuar matricula
    Responsável: candidato
    Referência: RR010_documentos_matricula;
    IT061_realizar_matricula_janus.
    Descrição: O candidato deverá apresentar os documentos, descritos na RR010, na secretaria da IES brasileira, que efetuará a matrícula conforme a IT061.

    3. Alunos Especiais estrangeiros

    3.1 Solicitar autorização para cursar disciplina
    Responsável: Interessado
    Descrição: O interessado deverá contatar o docente responsável pela disciplina que deseja cursar e solicitar autorização para cursá-la.

    3.2 Elaborar carta de anuência
    Responsável: Docente
    Referência: PA057_carta_anuencia
    Descrição: Caso o interessado for aceito como especial, o docente responsável pela disciplina deverá elaborar uma carta de anuência, seguindo o PA057, e enviá-la à secretaria e para o aluno

    3.3 Providenciar visto
    Responsável: Interessado
    Descrição: O interessado deverá providenciar o visto de estudante brasileiro. A carta de anuência poderá ser utilizada na solicitação do visto, sendo que para isso, será necessário reconhecer firma do documento no Brasil.

    3.4 Efetuar matrícula
    Responsável: Interessado/secretaria
    Referência: RR010_documentos_matricula
    IT062_Matricular_alunos_especiais
    Descrição: O interessado deverá apresentar os documentos, descritos na RR010, na secretaria da IES brasileira, que efetuará a matricula conforme a IT062.

  • Informar instruções e documentos necessários para candidatos estrangeiros, que participam ou não do programa PEC-PG, ingressarem na pós-graduação.