t: +55 16 3373-9428

A Engenharia de Produção Hoje

A EP é atualmente uma das áreas profissionais mais dinâmicas e desafiadoras. Suas técnicas mostraram seu valor no decorrer do último século, haja visto o aumento gritante da produtividade das fábricas. O foco inicial no projeto do trabalho se expandiu e humanizou-se.

O EP moderno tem como meta criar um sistema de produção auto-sustentável aonde todos os colaboradores atuem em equipe, mais do que dizer como o trabalho deve ser feito. Ele deve envolver a equipe e buscar juntos a melhoria contínua dos processos e do desempenho organizacional.

Projetar sistemas produtivos considerando todos os aspectos desde os equipemaentos até a adequação ao homem.

Trabalho em Grupo para a Solução de Problemas.

Humanizou-se ! Os antigos operários, valorizados somente como mão de obra no ambiente industrial, são vistos hoje por completo; como detentores e criadores do conhecimento organizacional. O papel do EP é criar condições para a aplicacao e disseminação continua do conhecimento.

Humana também na forma como busca desenvolver técnicas e métodos que adaptem o trabalho ao homem, como é o caso da ergonomia; não mais o homem à máquina. Desenvolvendo ferramentas e metodos para o desenvolvimento de produtos e processos produtivos que não tragam riscos à saúde, doenças ou impacto ambiental.

Apesar da evolução significativa, os desafios continuam. A velocidade dos avanços tecnológicos em processos produtivos, a demanda por uma diversidade cada vez maior de produtos e os desafios ambientais crescentes são exemplos de problemas que se entrelaçam e ainda sem solução definitiva. Eles irão desafiar as mentes das novas gerações de engenheiros de produção. E você pode ser um deles.