t: +55 16 3373-9428

O profissional

O engenheiro de produção é o profissional que define como produzir diferentes tipos de produtos ou serviços.

Ele reúne conhecimentos sobre as mais modernas tecnologias de fabricação e técnicas de gestão, aplicando-os em busca do melhor sistema produtivo possível.

Sua meta é encontrar a forma mais eficiente de organizar esse sistema, considerando as mais diversas restrições e objetivos, tais como custo, localização, impacto ambiental, qualidade, entre outros.

Ele atua em todo o ciclo de vida do produto ou serviço. Desde sua criação, matérias-primas, fabricação, montagem, venda e entrega do produto ao cliente; incluindo, problemas de logística e transporte de peças e produtos finais.

Se você tem dúvidas ao comparar com outras carreiras de engenharia, a diferença está no escopo de atuação. Os engenheiros das modalidades tradicionais, mecânica, elétrica eoutras, têm como foco principal as tecnologias específicas do produto, serviço ou processo de fabricação.

Já o engenheiro de produção atua nos aspectos técnicos ligados ao sistema como um todo, isto é, como unir diferentes processos de fabricação, máquinas, ferramentas, insumos e recursos humanos para entregar bens e serviços à sociedade, da forma mais eficiente possível.

Em todos os produtos e serviços que consumimos em nosso dia-a-dia há o trabalho de algum engenheiro de produção envolvido. Veja o exemplo da aplicação da EP na Disney.