t: +55 16 3373-9428

Competições Acadêmicas

O reconhecimento do projeto prático e atividades extra-curriculares como fundamental na formação do engenheiro chegou também às empresas e comunidades (associações) profissionais. Preocupadas com a questão, na última décadas, várias delas criaram competições ou prêmios voltados para alunos de graduação. Cada um deles possui um objetivo e um conjunto de regras. Cabe aos alunos se auto-organizar para se inscrever e realizar um projeto, envolvendo equipes.

Os alunos da EESC têm tido uma atuação de destaque nestas atividades. Há equipes permanentes em três grandes competições, aonde os alunos acumulam prêmios nacionais e internacionais. Conheça as principais.

Principais Competições:

Mini-Baja  Trata-se de uma competição fomentada pela Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE). Cada equipe precisa construir um carro do tipo fora de estrada segundo especificações da comissão organizadora da prova.A equipe de Mini-Baja da EESC está entre as de maior destaque. É penta-campeã nacional e possui expressivas participações nos eventos internacionais. Veja os resultados da equipe. Os alunos da engenharia de produção podem se envolver nas áreas de processo de fabricação, análise financeira, marketing e projeto da fábrica.
Fórmula-SAE  Outra competição promovida pela SAE. Os alunos precisam construir um carro de corridas. Ôs alunos criam uma estrutura organizacional similar ao de uma empresa, com áreas de marketing, produção e projeto. Realizam o projeto do carro e um plano de negócios sobre como comercializá-lo, incluindo o projeto de uma fábrica. Se encarregam também da obtenção de recursos.Os alunos da Engenharia de Produção têm participação atuante em áreas como análise financeira, marketing, projeto da fábrica e gerenciamento de projetos. A equipe da EESC participou da criação da categoria no Brasil, de todas as competições nacionais e várias internacionais.Consulte o site da equipe e veja os vídeos disponíveis no YouTube.
Aerodesign  Também promovida pela SAE. A equipe deve criar aeromodelos que cumpram tarefas específicas como carregar um peso ou realizar manobras. Veja o vídeo da equipe Albatroz da EESC-USP na competição de 2006.