t: +55 16 3373-9428

O Curso

O curso de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos é um dos pioneiros no Brasil. Iniciou-se na década de 70 junto com os primeiros cursos implantados. É dividido em três fases: formação básica em engenharia, formação nas áreas da engenharia de produção e especialização e formação profissional.

Consulte abaixo a descrição do curso e nos links ao lado:

Visão geral do curso

Objetivo de formação, perfil, habilidades e competências que se pretende formar no curso estão descritas no Projeto Político Pedagógico que pode ser consultado livremente no site da Universidade de São Paulo.

Nos dois primeiros anos o aluno obtém uma formação básica similar aos demais cursos de engenharia. Aprofundará seus conhecimentos em Matemática e Física e demais disciplinas fundamentais a todo o engenheiro, desenvolvendo raciocínio lógico e capacidade de solução de problemas: diferenciais importantes em qualquer profissional de engenharia. Paralelamente, ele irá entrar em contato e se familiarizar com a sua futura profissão por meio de disciplinas como: Introdução à Engenharia de Produção e  Visitas Técnicas. Nos dois anos seguintes irá aprofundar-se nas áreas da engenharia de produção, realizando disciplinas teóricas e práticas com o objetivo de obter as habilidades necessárias para atuar na área. O último ano é dedicado ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), estágio e disciplinas optativas. O TCC é um projeto em que o aluno irá aliar a teoria e a prática, aprofundando-se em um problema específico da EP e preparando uma monografia aonde irá analisar um caso de aplicação prática. Junto com o estágio e disciplinas optativas, ele poderá se especializar em uma área específica facilitando sua entrada no mercado de trabalho.